segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Por que a segunda vez é ainda mais incrível



Começar um blog sobre cinema e o primeiro post não ser sobre Tropa de Elite 2 é ser um filho ingrato. Afinal, esse é o maior sucesso do cinema brasileiro dos últimos tempos, sucesso de público, de crítica e de atividades contra a pirataria.
Segundo o Jornal O Dia publicou (04/11), o filme que tem em seu elenco Wagner Moura, Maria Ribeiro, Seu Jorge, André Ramiro, Irandhir Santos e Sandro Rocha, já vendeu cerca de 7,4 milhões de ingressos.

Existe uma história de que as continuações nunca superam o primeiro filme, e quase sempre é verdade, mas Tropa de Elite 2 veio para acabar com essa lenda, e muitas outras. O filme que arrebatou os brasileiros e lotou sessões por toda a cidade é feito com muito talento, muito dinheiro e com doses de suspense sobre o seu lançamento. Sem dúvida a tentativa de transformar o Capitão Nascimento em herói foi atingida no segundo filme quando ele foi para a Secretaria de Segurança. Ele continua implacável, mas também muito mais humano.

De todos os grandes nomes envolvidos no filme, sem dúvida, o do roteirista Bráulio Mantovani ficará ecoando durante muito tempo pela indústria cinematográfica. A mistura de ficção e realidade foi feita com tanto talento que não conseguimos separar as duas.

As discussões sobre a sociedade brasileira, especificamente a carioca, se acirram e tornam o roteiro mais próximo do que lemos nos principais jornais todos os dias. Toda experiência diária de impunidade e injustiça que nós vivemos, é vingada pelos homens bons, que no filme, estão na polícia, política e até na imprensa. Claro que depois de muitas doses de violência, corrupção e ganância. Mas essa trajetória é muito bem guiada pelo diretor José Padilha, que acompanhado do produtor Marcos Prado, do fantástico documentário “Estamira”, fizeram um filme incrível, cheio de vida e com um ritmo de tirar o fôlego.

Agora só nos resta aplaudir e esperar pelo Tropa de Elite 3, torcendo para que a superação continue e que os deuses da sétima arte continuem abençoando José Padilha, para que venham mais sucessos, mais sessões lotadas, mais empregos no ramo e mais fãs para o cinema nacional.

Dica do dia: o site WWW.tropa2.com.br é bem completo e tem ótimas promoções para os fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário